27 de abr. de 2013

Entrevista - Educação Sexual


Domingo (14/04), o grupo de jovens da MEMA (Mocidade Espírita Maria Madalena) entrevistou Patrícia Braga, do GRUDE (Grupo de Divulgação da Doutrina Espírita) que foi responsável pela palestra do dia, tratando do seguinte tema: Educação Sexual.

Qual o papel dos pais perante esse tema: educação sexual?"É fundamental, são eles os responsáveis por essa educação. Mas, nós sabemos que eles, muitas vezes, não tiveram essa orientação, ou tiveram uma educação equivocada. Porque o silêncio, o proibido, também é educação sexual, quer dizer que a gente não pode falar daquele assunto. Então, com esse tipo de educação, o que eu vou passar pro outro, se ninguém me ensinou? Eu entendo aqueles pais que tem dificuldade de ensinar seus filhos, mas eu mesmo sou professora de educação sexual, existem profissionais que eles podem procurar pra ajudar na orientação da criança, do adolescente, até mesmo adultos."

Qual a sua visão desse tema na atualidade?"Eu acho que é muito necessário, porque há um equívoco hoje, na nossa sociedade, de que ser moderno,  ser bacana e estar na moda, é viver a sexualidade livremente.E as pessoas acham que isso é o ato sexual, e não é. É saber ser como ser um homem, uma mulher no seu dia-a-dia. O que é bem diferente, pois o ato sexual envolve desejo, quem você escolheu pra ser seu parceiro(a). Viver a sexualidade é viver a energia criadora, então é bem diferente. E é essa a ideia que precisamos espalhar por aí, porque se não a sociedade vai ficando sem valores, emoção e sentimento.

Recado:" A oportunidade de discutir sexualidade dentro da Doutrina Espírita, é uma oportunidade especial, porque o Espiritismo nos traz a ideia de que somos outros em outras vidas, já fomos homens ou mulheres. Já vivemos experiências diversas na sexualidade, e isso é bem interessante, porque temos a oportunidade de viver em várias vidas, experiências que faz com que possamos cosntruir uma história de maturidade sexual. Podendo exercer a beleza da maternidade e a responsabilidade dessa maternidade e da paternidade, essas coisas são maravilhosas da gente aprender à luz da Doutrina Espírita. Aproveitem!"



Nenhum comentário: