Informações Técnicas
Título no Brasil: Bezerra de Menezes: O Diário de Um Espírito
Título Original: Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 29/08/2008
Site Oficial: http://www.bezerrademenezesofilme.com.br
Estúdio/Distrib.: Fox Film
Direção: Glauber Filho / Joe Pimentel
Elenco
Carlos Vereza
Lúcio Mauro
Caio Blat
Paulo Goulart Filho
Nanda Costa
SINOPSE: O filme acompanha a vida do médico Bezerra de Menezes (Carlos Vereza), conhecido como o médico dos pobres. A narrativa tem início na infância do personagem, no sertão nordestino. Aos 18 anos, o protagonista inicia no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Lá, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas o que lhe trouxe o maior reconhecimento foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos.
Ele nasceu em 1831, na região do Riacho do Sangue, no Ceará. Aos 15 anos foi para o Rio de Janeiro, onde estudou Medicina. Bezerra de Menezes foi militar, médico, jornalista, escritor e um abolicionista convicto. Chegou a exercer o cargo de deputado geral do Rio de Janeiro pelo partido Conservador, mas abandonou a política por ter se decepcionado com a corrupção na vida pública.
Já com mais de 50 anos de idade, Bezerra de Menezes conheceu e adotou a Doutrina Espírita. Nesse tempo, já exercia a medicina como sacerdócio e tal foi sua dedicação aos pobres que no exercício da cura aos doentes perdeu os seus bens. Bezerra de Menezes fundou a Federação Espírita Brasileira e em 1900 desencarnou. Segundo Glauber Filho, há relatos de pessoas que foram curadas por ele mesmo depois de morto.
“O filme não é panfletário da Doutrina Espírita. Mostra o espírito de caridade, de amor ao próximo, tão exercitados por Bezerra de Menezes”, destaca o diretor do filme, informando que é sua pretensão que a película ocupe emissoras de televisão e seja disponibilizado em DVD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário